Dicas de Decoração

Sua recepção é cheia de cartaz de creme dental? Você está fazendo errado!

Entenda porque isto não ajuda na satisfação do seu paciente e muito menos na excelência do seu consultório.

Antigamente, quando a era da informação ainda estava engatinhando, era muito comum entrar em um consultório odontológico e se deparar com as paredes da recepção forradas de cartazes promocionais de marcas de creme dental, gel de clareamento, resinas estéticas e, pasmem, até de insumos e equipamentos que são de interesse apenas do dentista, como um dessensibilizante ou um ataque ácido. Pode parecer exagero, mas era exatamente isto que acontecia. Mas o pior de tudo: ainda acontece em muitos consultórios que atendemos.

Este tipo recorrente de “decoração” improvisada veio de herança das grandes marcas de insumos que aproveitavam a falta de acesso à decoração especializada para “resolver” o problema de decoração dos clientes e aproveitar para divulgar seus produtos.

Acontece que isto não ajuda em nada na satisfação do seu paciente e, no final, não passa de propaganda gratuita e poluição visual. Vamos explicar o porque:

Qual o papel principal da Recepção do Consultório Odontológico?

Quando seu paciente chaga em seu consultório, o primeiro contato que ele tem com seu serviço é na recepção. Uma recepção bem desenhada em termos de espaço e disposição dos móveis é primordial para este primeiro contato.

É neste momento que seu paciente irá se preparar para ser atendido e, enquanto espera, deve ter a melhor sensação e tranquilidade possível. Com certeza uma decoração elegante e bem pensada ajuda e muito nesta missão de tranquilizar e distrair seu paciente.

O tempo de espera do paciente é provaveleme um dos momentos de mais angústia durante o andamento do tratamento. O paciente está sozinho, não está amparado por palavras, está simplesmente sentado aguardando o que vai acontecer. Não seria muito mais agradável ele estar cercado por um ambiente planejado e aconchegante, e não ficar observando cartaz de pasta de dente?

Mas os cartazes podem ser informativos. Nem estes posso usar?

Não temos nada contra a informação. Achamos que o paciente deve receber o máximo de informação possível. Mas um cartaz colado na parede com durex, não vai solucionar este problema. Pelo menos não na sua recepção.

Existem outras formas de passar informação relevante para o paciente sem poluir visualmente as paredes de sua recepção com cartazes publicitários do mercado odontológico. Você pode, por exemplo, entregar um folder ou panfleto com algumas instruções sobre os tratamentos para que ele leia enquanto aguarda o atendimento. Outra opção são os conteúdos em vídeo e animações passando em alguma televisão da recepção, com informações sobre os serviços oferecidos e dicas de saúde bucal em geral. Mas lembre-se: tudo com muito bom gosto.

Em tempo: você não precisa jogar fora os cartazes informativos mais interessantes. Coloque dentro da sala de atendimento em uma área reservada para isto, também de maneira elegante e sem execessos. Neste momento, o paciente está acompanhado e sob sua supervisão para explicar as possíveis dúvidas que estes cartazes costumam gerar.