Dicas de Decoração

Estas dicas para decoração de consultório odontológico valem ouro!

Tudo que você precisa saber para tornar sua decoração de consultório odontológico mais bonita e eficaz.

Quando pensamos em decoração de consultório odontológico devemos imediatamente separar nosso raciocínio em duas partes fundamentais. Todo consultório de dentista apresenta características relacionadas às premissas da profissão no tocante a aspectos funcionais juntamente com elementos que podem mudar de acordo com o estilo estético do profissional. A decoração do consultório precisa estar em constante alinhamento harmônico com o funcionamento da clínica, as tarefas do dia a dia e a forma de aproveitamento do espaço físico do consultório odontológico.

A primeira coisa que precisamos ter em mente: o impacto visual e funcional contribui na primeira impressão que seus pacientes têm de seu serviço prestado. O primeiro contato é sempre entre o paciente e o espaço físico que o recepciona e nestes momentos de espera que antecedem a primeira consulta, e disto você pode ter certeza, seu paciente irá analisar cada centímetro ao seu redor.

Neste post traremos algumas dicas e informações que podem te ajudar a maximizar a eficácia de sua decoração de consultório odontológico. Vamos lá?

1) O paciente é cliente ou usuário do espaço? Os dois!

Quando se pensa em decoração de um espaço comercial de qualquer segmento, o primeiro fator a ser considerado é o perfil destes clientes e das pessoas que irão ocupar estes espaços. Desta forma é essencial pensar em todas as possíveis necessidades de todos os tipos de público que estarão interagindo nas áreas de seu consultório odontológico.

A decoração de seu consultório deve transmitir, além de beleza e estilo, esta preocupação com o bem-estar de seus pacientes. O paciente deve sempre vir acima de tudo, e quando decoramos, esta premissa também deve ser levada em consideração. Não decore somente para agradar seu gosto pessoal. Pense no paciente, no que ele gostaria de receber de inspiração e tranquilidade no momento em que está dentro das dependências de seu estabelecimento.

Se você encher sua parede de tons vinho ou vermelho, muito provavelmente seu paciente irá se lembrar de sangue, por exemplo. Isto é algo que não queremos que aconteça, não é mesmo?

 

2) As cores que dão o tom da sua decoração

A correta aplicação das cores na decoração de consultório odontológico é primordial para transmitir uma boa impressão ao seu paciente. Dois fatores relevantes que devem ser levados em conta são a limpeza do ambiente como um todo e a aparência geral do consultório, que não pode transmitir um ar intimidador.

O ambiente todo branco, que há tempos foi muito utilizado, vem perdendo espaço para decorações mais alegres e hamoniosas unindo o branco com paletas de cores pastéis variadas, com variações que conversam entre si.

As paletas de cores verdes e azuis ainda continuam sendo muito usadas, porém aplicadas de forma a pensar mais em estilo do que remeter às cores da área de saúde. Para isto é comum misturar com tons de bege, marrons e rosas, na medida certa.

 

3) Quadros e elementos visuais

Já foi-se o tempo em que os proprietários de consultórios e clínicas enchiam suas paredes de cartazes de creme dental ou fornecedor de resina como decoração de consultório odontológico. Esta prática antiga e totalmente degradante visualmente vem perdendo força com o tempo, enquanto os cirurgiões percebem que isto não ajuda na transmissão de tranquilidade que toda decoração deve atingir.

Seu paciente não quer ficar sentado esperando a consulta enquanto se depara com um cartaz com ilustrações sobre os graus de gengivite. Isto é algo para se tratar com o profissional, dentro da sala de atendimento. Neste caso é comum alguns cartazes e folhetos explicativos. Mas na recepção nunca!

Mas então como decorar minhas paredes? Como em qualquer estabelecimento. Com arte. Muita arte. Quadros decorativos para consultório odontológico são cada vez mais usados para trazer arte aos consultórios e recepções, sem perder a associação com o tema odontologia, mas sem ser visualmente apelativo e poluido como um cartaz de fornecedor de insumos.

Abuse das telas e quadros, componha com temas de suas especialidades, e combine com sorrisos e obras de arte. Isto não quer dizer que você não pode utilizar cartazes que vendam os seus serviços. Simplesmente defina um espaço da sala para fazer isto e faça com moderação. Não é bonito sair grudando papel com durex na recepção inteira.

 

4) O ambiente iluminado e arejado

A iluminação de um consultório odontológico tem impacto tanto visual como funcional. Nas salas de atendimento é primordial que a iluminação seja predominantemente feita com luz fria e em abundância para prover a quantidade de luz necessária para um bom atendimento e limpeza do ambiente. Nas laterais da sala, você pode complementar com luzes mais quentes para ficar mais elegante.

É importante ter cuidado com a lâmpada escolhida, principalmente com os novos leds. Fique atento ao indice de reprodução de cores, pois isto pode afetar sua percepção das cores dos materiais empregados em restauração estética.

Agora na recepção… ah, a recepção é outra coisa. Tente fugir da luz fria, do aspecto de hospital. Trabalhe a luz de forma a criar um ambiente aconchegante e intimista. Valorize a decoração apontando spots para as paredes e enfeites.

E lembre-se: ambiente sempre arejado. Procure manter a temperatura das salas entre 20 e 24 graus celsius, com humidade relativa do ar em 60%. Para isto combine o uso de aparelho de ar condicionado e umidificadores de ar quando necessário. O bem estar esta diretamente ligado a decoração de consultório odontológico.

 

5) Sai a sala de espera. Entra a recepção.

Não é interessante nem usar o termo “espera” na presença de seu paciente. O passo mais importante na decoração de consultório odontológico é o cuidado especial com a recepção.

Segundo estudos, a maior angústia do paciente se concentra no momento em que espera para ser atendido. Nesta hora, o paciente tem dúvidas, está apreensivo, muitas vezes com um certo medo. Uma recepção bem equipada e decorada de forma a tentar minimizar esta angústia, é sinônimo de paciente mais feliz e satisfeito.

A recepção é o primeiro contato do seu paciente com seus serviços e esta experiência deve ser a mais agradável possível. Decore de forma aconchegante, com quadros e telas nas paredes, com móveis confortáveis e com alguns ítens para passar o tempo.

Não esqueça de disponibilizar revistas e até mesmo uma televisão para ajudar com que a sensação de espera seja menor. Na televisão, você pode deixar num canal que agrade a todos, bem universal e popular, ou pode contratar um recurso de TV Interna para distribuir conteudo de notícias e vídeos relevantes sobre os serviços que você oferece. Falaremos mais sobre TV Interna em um outro post.

Vamos deixar aqui embaixo alguns exemplos de quadros que a OdontoPix oferece para deixar sua recepção ainda mais aconchegante e moderna e mais alinhada as melhores práticas da decoração de consultório odontológico.

E ai? Vamos começar a decoração?
Até a próxima.